Quando a reforma começa?

“Eu já vi o blog, a fanpage, o Twitter e o Instagram do projeto, mas quando a reforma começa?” Essa foi a intimação de uma grande amiga neste fim de semana. Não se trata de uma simples amiga, ela é na verdade uma inspiração, uma mestra, guru, uma coach informal. Por isso, o peso (e a responsabilidade) da resposta pareceu bem maior do que de fato era.

A resposta é complexamente simples: eu ainda não sei quando. Antes de definir a data, tenho outras perguntas mais importantes que impactam diretamente no início e no sucesso da reforma, que são: Como conseguir a grana que falta? Onde morar durante a fase crítica da reforma?

Dinheiro – apesar de ter feito uma poupança com o objetivo de bancar a reforma, eu não consegui em tempo o montante que o projeto demanda. Aliás, quase enfartei quando a arquiteta apresentou o orçamento bruto. Vender o carro? Fazer um empréstimo pessoal? Construcard? Consórcio? Resolver essas questões será meu foco nas próximas semanas. Ah, vale citar que as taxas de juros estão nada amigáveis.

Lar provisório – derrubada de paredes e troca de pisos e revestimentos tornarão impossível a vida em meio à sujeira e ao caos. Portanto, a mudança (e os custos dela) tem de estar no radar do meu planejamento. Alugar um apartamento? Flat? Airbnb? Deixar as coisas em um depósito? Buscar abrigo na casa de amigos ou familiares? Onde ficar sem risco à Frida (a gata)? Ufa, cansa só em pensar que terei de sair da zona de conforto, literalmente!

Ou seja, as próximas semanas serão as mais decisivas do ponto de vista financeiro e de habitação temporária. O avanço no cronograma das obras depende exclusivamente deles. Aguardem os próximos capítulos.

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário